Accuracy: Exatidão - O grau de conformidade de um valor medido ou calculado em relação à sua definição ou com respeito a uma referência padrão ( ver uncertainty, incerteza ).
Aging: Envelhecimento - Uma mudança sistemática em frequência, ao longo do tempo, devida a mudanças internas em um oscilador. Por exemplo, a frequência de 100 kHz de um oscilador a quartzo pode envelhecer até que sua frequência se torne 100,01 kHz ( ver drift, deslisamento ). NOTA: Envelhecimento é uma mudança progressiva de frequência com o tempo quando fatores externos ao oscilador tais como as condições ambientais e a fonte de tensão são mantidas constantes.
Allan Variance or Allan Deviation : Variança de Allan ou Desvio de Allan - Um método padronizado de caracterização da estabilidade de frequência de osciladores no domínio do tempo, tanto em curto quanto em longo termo.
Ambiguous time : Ambiguidade em tempo - Condição em que se tenha mais do que um valor possível. Por exemplo, se um relógio de 24 horas mostra 15 horas, 5 minutos e 8 segundos, há uma ambiguidade em relação ao dia, mês, e ano.
Atomic Time (TA) scale: Escala de Tempo Atômico (TA) - Uma escala de tempo que se baseie em fenômeno de ressonância atômica ou molecular. O tempo decorrido é medido pela contagem dos ciclos da frequência sincronizada a uma transição atômica ou molecular. Outras escalas usam como referência dispositivos mecânicos tais como cristais de quartzo ou na razão de rotação da terra.
Calibration : Calibração - O processo de identificação e medida de erros de tempo ou frequência, deslocamentos , ou desvios de um relógio ou oscilador com relação a uma referência padrão estabelecida de tempo ou frequência como por exemplo UTC - Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) ou UTC - Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).
Clock : Relógio - Um dispositivo para manter e mostrar tempo.
Clock time difference : Diferença de tempo entre relógios - A diferença entre as leituras de dois relógios no mesmo instante. NOTA: Para evitar confusão em sinal, as quantidades algébricas devem ser apresentadas, aplicando-se a seguinte convenção. No instante T de uma escala de referência de tempo, seja a uma leitura da escala de tempo A, e b a leitura da escala de tempo B. A diferença das escalas de tempo é expressa por A-B = a-b no instante T. A mesma convenção se aplica no caso em que A e B sejam relógios. Não há uma convenção universalmente aceita para o significado do sinal. Se A-B é uma medida entre pulsos, um valor positivo significa que um certo pulso da escala A chega primeiro do que o mesmo pulso da escala B, enquanto que o reverso é normalmente verdadeiro se A e B são datas de calendário.
Coherence of phase : Coerência de fase - Existe coerência de fase se dois sinais periódicos de frequência M e N possuem a mesma diferença de fase depois de haverem decorrido M ciclos do primeiro e N ciclos do segundo, sendo M/N um número racional .
Coordinated clock : Relógio coordenado - Um relógio que esteja sincronizado dentro de limites estabelecidos, a um outro relógio de referencia fisicamente separado.
Coordinated time scale : Escala de tempo coordenada - Uma escala de tempo sincronizada dentro de limites estabelecidos, a uma escala de tempo de referencia.
Coordinated Universal Time or Universal Time Coordinated (UTC) : Tempo Universal Coordenado - Uma escala de tempo coordenada, mantida pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), que constitui a base de uma disseminação coordenada de frequências padrão e sinais horários. NOTA: Um relógio UTC tem a mesma variação relativa que um relógio com o Tempo Atômico Internacional (TAI), diferindo entretanto por um número inteiro de segundos chamados segundos intercalados. A escala UTC é ajustada pela inserção ou retirada de segundos (segundos intercalados positivos ou negativos) assegurando uma concordância aproximada com o UT1 (também conhecida como Data Juliana).
Date : Data - Um instante específico definido em uma escala de tempo determinada. NOTA: A data pode ser convencionalmente expressa em anos, meses, dias, horas, minutos, segundos e frações. Data Juliana (JD) e Data Juliana Modificada (MJD), são também medidas úteis para definição de datas ( ver Data Juliana e Data Juliana Modificada).
Disciplined oscillator : Oscilador controlado - Um oscilador com realimentação controlada que tem sua fase e freqüência sincronizados a um sinal de referencia externo.
Drift (frequency) : Deslizamento (frequência) - O componente linear (primeira ordem) de uma mudança sistemática em frequência de um oscilador ao longo do tempo. O deslizamento é devido ao envelhecimento mais as mudanças ambientais e outros fatores externos ao oscilador (ver envelhecimento).
DUT1 : A diferença aproximada de tempo entre UT1 e UTC, expressada com resolução de 0,1s. DUT1 = UT1 + ou - UTC. NOTA: DUT1 pode ser vista como uma correção a ser adicionada ao UTC para obter a melhor aproximação para UT1. Os valores de DUT1 são fornecidos pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra (IERS) em múltiplos inteiros de 0,1s.
Ephemeris Time (ET) : Tempo das Efemérides (ET) - Uma escala de tempo astronômica baseada no movimento orbital da terra em torno do Sol (ver Tempo Terrestre).
Epoch : Época - Época significa o começo de uma era (ou evento) ou a data de referencia de um sistema de medidas.
Error : Erro - A diferença entre um valor medido e o valor verdadeiro ( ou algumas vêzes o valor previsto).
Frequency : Frequência - A razão de variação de um fenômeno periódico ao longo do tempo.
Frequency analysis techniques : Técnicas de análises de frequência - Técnicas de análise (ou analíticas ?) no domínio de frequência, aonde os sinais são separados em seus componentes de frequência e na potência em que cada frequência aparece.
Frequency deviation : Desvio de frequência - A diferença entre valores de frequência de um mesmo sinal em dois instantes diferentes ou a diferença entre a frequência instantânea de um sinal e a frequência média do sinal.
Frequency difference : Diferença de frequência - A diferença entre as frequências de dois sinais diferentes.
Frequency drift : Deslisamento de frequência - Ver deslizamento e envelhecimento.
Frequency offset : Deslocamento de frequência - A diferença de frequência entre um valor obtido e o valor da frequência de referência. O deslocamento não é obrigatoriamente referido ao valor nominal. Por exemplo, durante testes de irradiação, o deslocamento é referido à frequência anterior a irradiação.
Frequency shift : Afastamento de frequência - Mudança em frequência a partir de um padrão de referência.
Frequency stability : Estabilidade de frequência - Estimativa estatística das flutuações na frequência de um sinal em um dado intervalo de tempo.
- Estabilidade em longo período
normalmente envolve médias de medidas realizadas em intervalos de100 ou mais segundos.
- Estabilidade em curto período
normalmente envolve médias de medidas realizadas em intervalos de décimos de segundo a 100s.
NOTA: Geralmente, há uma distinção entre efeitos sistemáticos tais como deslizamentos de frequência e flutuações estocásticas de frequência. Varianças especiais foram desenvolvidas para a caracterização dessas flutuações. Instabilidades sistemáticas podem ser causadas por radiação, pressão, temperatura, e umidade. Instabilidades randomicas ou estocásticas são caracterizadas tipicamente no domínio do tempo ou da frequência. Elas são tipicamente dependentes da largura de banda do sistema de medidas ou nas amostragens de tempo ou tempo de integração.
Frequency standard : Padrão de frequência - Um gerador de frequência tal como rubidio, cesio ou Maser de hidrogênio cujas saídas de frequência são usadas como referência.
Primary frequency standard : Padrão primário de frequência - Um padrão cuja frequência corresponde a definição adotada para o segundo com a obtenção da sua exatidão especificada, sem necessidade de calibração externa. Na atualidade, somente os padrões de frequência de césio são definidos como padrões primários. Células a gás de rubídio, masers de hidrogênio, e outros tipos de padrões atômicos não são por definição, considerados padrões primários.
Secondary frequency standard : Padrões secundários de frequência - Um padrão de frequências que requer calibração externa. Por exemplo, um oscilador a cristal pode ser considerado um padrão secundário de frequência.
Global Positioning System (GPS) : Sistema de Posicionamento Global (GPS) - Um sistema global de navegação por satélite, de altíssima exatidão, baseado em uma constelação de 24 satélites em órbita da terra em alta altitude. Além da navegação, o sistema também fornece tempo de alta precisão.
- GPS signals
- Sinais de GPS {são os seguintes os sinais disseminados pelo GPS e suas funções}:
° L1 - 1575.42 MHz
• - sinal primário de navegação
• - códigos C/A e P e dados de navegação
° L2 -1227.6 MHz
• - segunda frequência fornece atraso de calibração ionosférica de alta exatidão
• - código P e dados de navegação
° L3 - 1381.05 MHz
° detetor global de "burst"
° canal de comando da banda S
- GPS C/A code : Códigos C/A do GPS
- O código padrão do GPS conhecido como código de aquisição de banda larga ou "código de uso civil". O código é uma sequência de 1023 modulações pseudorandomicas bifásicas na portadora, tendo uma razão de variação (tempo de transição dos bits) de 1023 MHz ( muitas vezes denominado "Serviço Padrão de Posicionamento").
- GPS Pcode : Código P do GPS
- Este é chamado o código de precisão ou "código protegido" sendo uma série de modulações pseudorandomicas bifasicas, na portadora, tendo uma razão de variação de 10.23 MHz. O código P se repete a cada 267 dias. Cada segmento semanal do código é único e particular para cada satélite GPS sendo reinicializado a cada semana ( aos sábados).
- Differential GPS : GPS Diferencial
- A medida precisa da diferença em posição entre dois receptores que estejam rastreando o mesmo sinal de GPS. Um dos receptores pode ser um ponto de referencia estacionário (precise benchmark) para posição, sendo o outro um receptor móvel para a determinação de posição de um local remoto.
- GPS common view : Visada comum em GPS
- Uma técnica que envolve dois receptores separados, cujas posições são conhecidas com muita exatidão, rastreando o mesmo satélite para determinações de tempo muito precisas. A maioria dos erros atmosféricos e ionosféricos dos satélites GPS são reduzidos usando esta técnica.
Greenwich Mean Time (GMT) : Hora Média de Greenwich - Um sistema de 24 Horas baseado na hora Solar média mais 12 horas em Greenwich, Inglaterra. A Hora Média de Greenwich pode ser considerada aproximadamente equivalente ao Tempo Universal Coordenado (UTC), o qual é disseminado por todas rádio emissoras de tempo e frequência. Entretanto, GMT é um termo obsoleto e foi substituído por UTC.
Instant : Instante - Um momento de tempo específico.
International Atomic Time or Temps Atomique International (TAI) : Tempo Atômico Internacional - Uma escala de tempo atômico baseada em dados provenientes de um conjunto mundial de relógios atômicos. Constitui por acordo internacionalmente aceito a referência de tempo em conformidade com a definição do segundo, a unidade fundamental de tempo atômico no Sistema Internacional de Unidades (SI). É definido como a duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente a transição entre dois níveis hiperfinos dos átomos de césio 133 em seu estado básico. O TAI é mantido pelo Bureau International des Poids et Mesures (BIPM) na França. Embora o TAI tenha sido oficialmente introduzido em Janeiro de 1972, ele está disponível desde Julho de 1955. Essa época foi escolhida de tal forma que o TAI estivesse em concordância aproximada com o UT1 em 1 de Janeiro de 1958 ( ver segundo).
Julian Day : Dia Juliano - É obtido pela contagem de dias a partir de um ponto inicial ao meio dia em Janeiro 4713 B.C. (Dia Juliano Zero). Uma forma de informar que dia é, com a menor ambiguidade possível. ( Este sistema foi criado por Joseph Justus Scaliger, (1540 a 1609), que escolheu seu início ao meio dia em 01 de janeiro de 4713 BC, ano bissexto, ano de indição, sendo também domingo, com lua nova.-Asimov,Isaac –"Counting the Eons")
NOTA: A Data Juliana é convencionalmente referida ao UT1, mas pode ser usada em outros contextos, se assim for estabelecido.
- Julian Date (JD) : Data Juliana (JD)
- O número do Dia Juliano seguido pela fração do dia decorrida desde o meio dia precedente (1200 UT). {Exemplo: A data 1900 Janeiro (1) 0.5 dia UT corresponde a JD = 2 415 020}
- Julian Day Number (JDN) : Dia Juliano (JDN)
– O número de um dia específico a partir de uma contagem contínua de dias tendo como origem inicial 1200 UT em 1 de janeiro de 4713 BC, o início do dia Juliano zero. {Exemplo : O dia que se estende de 1900 Janeiro (1) 0,5 dia UT até 1900 Janeiro 1,5 dias UT tem o número 2 415 020}.
- Modified Julian Day (MJD)
: Dia Juliano Modificado (MJD) – Equivale ao dia Juliano. Modificado de tal forma que sua origem ocorre a meia noite de 17 de Novembro de 1858. O MJD difere da data Juliana de 2 400 000,5 dias.
- Modified Julian Date (MJD)
: Data Juliana Modificada (MJD) – Data Juliana menos 2 400 000,5.
- Truncated Julian Day (TJD)
: Dia Juliano Truncado (TJD) – O JDN 2 440 000,5 ocorreu em 24 de Maio de 1968 e define a origem da escala de tempo usada no código de tempo PB5. NOTA: O TJD é usado pela comunidade científica para registro de eventos astronômicos e históricos e para o armazenamento de arquivo de dados e útil em áreas de ciência espacial. O TJD tem a época de 24 de Maio de 1969 com período de repetição (tempo de reciclagem) de 10000 dias (27,379 anos) e reciclado em 9 de Outubro de 1995. O TJD é igual a MJD menos 50000. TJD = MJD truncado em quatro dígitos.
Leap second : Segundo intercalado – Uma mudança de tempo intencional de um segundo, usado para ajustar o UTC para assegurar uma concordância aproximada com o UT1. A inserção de um segundo é chamada de segundo intercalado positivo, e a omissão de um segundo é chamada de segundo intercalado negativo. Um segundo intercalado positivo tem sido necessário aproximadamente uma vez por ano.
Nominal value : Valor nominal – A relação entre um valor e sua referência. NOTA: Em um dispositivo que materialisa uma quantidade física, ele representa o valor especificado de tal quantidade. É um valor ideal e livre de tolerância.
Normalized frequency difference: Diferença de frequência normalizada – A relação entre a frequência atual (f1) menos a frequência nominal (f2) pela frequência nominal (f2).
Offset : Deslocamento – A diferença entre o valor real e o valor de referência.
On time : Em tempo – O estado de qualquer bit ( em um código de tempo ) que esteja coincidente com a Referência Padrão de Tempo (U.S. National Institute of Standards and Technology) nos EUA.
Phase : Fase – A medida de uma fração do período de um fenômeno repetitivo, medida em relação a alguma característica bem definida do fenômeno em si. Nos serviços de frequência padrão e sinais horários, são consideradas principalmente as diferenças de fase em tempo tais como as diferenças de tempo entre duas fases identificadas do mesmo fenômeno ou de dois fenômenos diferentes.
- Phase Jump : Salto de Fase – Uma mudança súbita de fase em um sinal.
- Phase shift
: Afastamento de Fase – Uma mudança intencional em fase a partir de uma referência.
- Phase deviation
: Desvio de fase – A diferença da fase a partir de uma referência.
- Phase signature
: Marca da Fase – Um deslocamento deliberado de fase para identifição de um sinal. Por exemplo,as transmissões da estação WWVB pertencente ao NIST, são deliberadamente alteradas em fase a cada 10 minutos depois da hora inteira, de tal forma que qualquer usuário saberá que está recebendo os sinais da estação WWVB.
Precision : Precisão – O grau de concordância mútua entre uma série de medidas individuais. A precisão é muitas vezes, mas não necessariamente, expressa pelo desvio padrão das medidas.
Proper time: Tempo próprio – Um tempo local, indicado por um relógio ideal, no sentido relativístico. NOTA: Tempo próprio se distingue de tempo coordenado que envolve teorias e cálculos. Se uma escala de tempo á realizada de acordo com os conceitos de tempo próprio, ela é chamada de escala de tempo próprio. {Exemplos (a) para tempo próprio : o segundo é definido no tempo próprio do átomo de césio; (b) para escala de tempo próprio : uma escala de tempo é gerada em um laboratório e não é disseminada para fora do laboratório}
Reproducibility : Reprodutibilidade – Quando se refere a medidas realizadas por um conjunto independente de dispositivos semelhantes, constitui a habilidade desses dispositivos em reproduzir os mesmos resultados.
- Quando se refere a um dispositivo único, é a habilidade em reproduzir o mesmo valor ao colocar o dispositivo em operação repetidamente sem a necessidade de ajustes.
Resettability : Ajustabilidade – A capacidade de um dispositivo em reproduzir o mesmo valor quando parâmetros específicos são ajustados independentemente sob condições estabelecidas de uso.
Resolution : Resolução – Resolução de uma medida, é o algarismo menos significativo que pode ser medido, e depende do instrumento utilizado para realizar a medida. Por exemplo, a medida feita com um contador de intervalo de tempo pode ter uma resolução de 10 ns.
Resolution of a time code : Resolução de um código de tempo – O menor incremento de tempo ou menor bit significativo que pode ser definido pela palavra ou subpalavra de um código de tempo.
Second : Segundo – A unidade básica de tempo ou intervalo de tempo no Sistema Internacional de Unidades (SI), igual a 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente a transição entre dois níveis hiperfinos do estado básico do césio 133, conforme definido na Conferência Geral de Pesos e Medidas.
Sideral Time : Tempo Sideral – A medida de tempo definida pelo movimento diurno aparente do ponto vernal; portanto, uma medida da rotação da Terra com respeito a malha de referência relacionada com as estrelas ao invés do sol. São usados dois tipos de tempo sideral em astronomia: tempo sideral médio e tempo sideral aparente. Um dia sideral é igual a cerca de 23 horas, 56 minutos, e 4,090 segundos do dia solar médio. Da mesma forma, 366,2422 dias médios siderais são iguais a 365,2422 dias solar médio.
Standard frequency : Frequência padrão – Uma frequência com relação conhecida a uma frequência de referência padrão. NOTA: O termo frequência padrão é muitas vezes aplicado em um sinal cuja fonte é um padrão de frequência.
- Standard frequency station or time-signal station : Estação de frequência padrão ou estação de sinais horários –Uma estação que gera emissões de frequência padrão ou sinais horários tais como as estações do NIST, WWV.
- Standard
-Frequency emission : Emissão de frequência padrão – Uma emissão que dissemina uma freqüência padrão em intervalos regulares com exatidão de frequência especificada. NOTA: Na Recomendação 460, o Comitê Consultivo Internacional de Rádio (CCIR) recomenda um desvio de frequência normalizado menor que 1 x 10-10. O CCIR é agora denominado União Internacional de Telecomunicações-Rádio (ITU-R).
- Standard frequency satellite service : Serviço de frequência padrão por satélite –
Um serviço de radiocomunicações usando satélites terrestres com a mesma finalidade dos serviços terrestres de frequência padrão.
Standard-time-signal emission : Emissão de sinais horários padrão – Uma transmissão que dissemina uma sequência de sinais horários com exatidão especificada, por exemplo as estações do NIST, WWV. NOTA: Na Recomendação 460, o ITU-R recomenda a emissão de sinais horários padrão dentro de 1ms com referência ao UTC e que contenham a informação do DTU1 em código específico.
Synchronization : Sincronização – O processo de medida da diferença em tempo entre duas escalas de tempo, tal como os sinais de saída gerados por dois relógios. No contexto de "timing", entende-se como sincronização colocar em fase dois relógios ou fluxo de dados tal que sua diferença seja zero (ver escalas de tempo sincronizadas).
Syntonization : Sintonização – Ajuste relativo de duas fontes de frequência com o objetivo de cancelar suas diferenças de frequência mas não necessariamente suas diferenças de fase.
Stratum clocks : Relógios Stratum – Requisitos de exatidão para relógios estabelecidos em quatro níveis . A exatidão de relógios em níveis, refere-se ao desempenho dos relógios, sem que os mesmos recebam qualquer referência de entrada.
Terrestrial Time (TT) : Tempo Terrestre (TT) –A nova denominação do Tempo das Efemérides, definida pela União Astronômica Internacional em 1991. Em Janeiro 01, 1997, TT = TAI + 32,184 segundos, e a duração do segundo foi escolhida em concordância com o Sistema Internacional (SI) sobre o geóide. A escala TT difere do antigo Tempo das Efemérides em sua definição conceitual. Todavia, na prática é materializado pelo Tempo Atômico Internacional (TAI).
Time code : Código de tempo – Um sistema de símbolos (digitais ou analógicos) usado para identificar instantes específicos de tempo. Codificação usada para transferir informações de tempo. NOTA: Tempo é usado para especificar hora do dia ou uma medida de intervalo de tempo.
Time comparisons : Comparação de tempo – A determinação da diferença entre duas escalas de tempo.
Time interval : Intervalo de tempo – A duração entre dois instantes lidos na mesma escala de tempo.
Time marker : Marcador de tempo – Um sinal de referência permitindo o estabelecimento de datas em uma escala de tempo.
Time reference : Referência de tempo – Uma razão básica de repetição escolhida como referência comum de tempo para todo o instrumental ( usualmente 1 pulso por segundo(pps)).
Time scale : Escala de tempo – Um sistema não ambíguo de ordenamento de eventos. Uma escala de tempo deve ser estável e homogênea.
Time-scale difference : Diferença entre escalas de tempo – A diferença entre as leituras de duas escalas de tempo no mesmo instante ( ver diferença de tempo de relógios).
Time scales in synchronism : Escalas de tempo sincronizadas – Duas escalas de tempo estão em sincronismo quando elas definem a mesma data para um mesmo instante. NOTA: Se as escalas de tempo são geradas em locais fisicamente separados, o tempo de propagação dos sinais horários transmitidos e os efeitos relativísticos, incluindo a rede de coordenadas de referência, devem ser levados em consideração.
Time-scale reading : Leitura de escala de tempo – O valor lido em uma escala de tempo, num determinado instante. NOTA: A leitura de uma escala de tempo deve ser qualificada definido-se um nome para a escala de tempo.
Time-scale unit : Unidade da escala de tempo – O intervalo de tempo básico definido em uma escala de tempo. NOTA: Esta unidade é diferente da unidade da escala de tempo real.
Time signal satellite service: Serviço de sinais horários por satélite – Um serviço de radio comunicações por satélites terrestres com os mesmos objetivos dos serviços de sinais horários.
Time standard : Padrão de tempo – dispositivo usado para a materialização da unidade de tempo.
- Dispositivo usado em operação contínua para a materialização de uma escala de tempo, de acordo com a definição do segundo e com uma origem escolhida.
Time step : Mudança em tempo –Descontinuidade em uma escala de tempo em algum instante. NOTA: A mudança é positiva (+) se a leitura da escala de tempo for aumentada, e negativa (-) se a leitura decrescer naquele instante.
Uncertainty : Incerteza – Os limites de um intervalo de confiança dentro do qual o valor verdadeiro de uma quantidade medida ou calculada, deve estar. NOTA: A probabilidade dos limites de confiança deve ser especificada, de preferencia como um desvio padrão (veja o ISO GUM).
Universal Time (UT) Family : Família do Tempo Universal (UT) – Tempo Universal (UT) é a designação genérica das escalas de tempo baseadas na rotação da Terra. Em aplicações nas quais a precisão de poucos décimos de segundo não pode ser tolerada, é necessário especificar a forma do UT, como por exemplo UT1 que é diretamente relacionado ao movimento do polo e é proporcional à rotação da Terra no espaço. O UT1 é além disso corrigido empiricamente para variações anuais e semianuais na razão de rotação da Terra para obter o UT2.
- Tempo Universal é o tempo solar médio do primeiro meridiano mais 12 horas, determinado medindo-se a posição angular da Terra em relação ao seu eixo. O UT é algumas vêzes chamado de GMT, mas esta designação deve ser evitada. Alguns utilizam a designação (Z) ou (Zulu). Laboratórios de tempo devem usar UTC do padrão nacional, por exemplo, UTC (USNO) ao invés de GMT.
- Tempo Solar Médio é o tempo solar aparente corrigido dos efeitos de "orbital eccentricity and the tilt" do eixo da Terra em relação ao plano da eclíptica; isto é, corrigido pela equação do tempo, a qual é definida como o angulo horário do Sol verdadeiro menos o angulo horário do Sol médio.
UT0 : UT0 é medida de UT com respeito ao meridiano do observador ( sobre a terra) o qual varia por causa do movimento do polo.
TIME CODE DEFINITIONS
Binary coded decimal : Código binário decimal – Um sistema numérico que utiliza dígitos decimais codificados em representação binária.
Binary number system : Sistema de números binários – Um sistema numérico com base 2 usando dois símbolos usualmente denominados 0 e 1.
Bit : Uma abreviação para código digital binário com o qual uma palavra ou subpalavra é composta.
Bit transition time : Tempo de transição de bit – O tempo necessário para que um bit no código de tempo ou subpalavra se modifique de um nível lógico para o próximo, ou seja da lógica 0 para a lógica 1 ou vice versa.
Identification bit (ID) : Bit de identificação – Um bit com um estado fixo (nível lógico) usado para identificação ou outras informações do código de tempo.
Inhibit/read bit : Bit inibidor/leitura – Um bit gerado com o código de tempo que pode ser usado para impedir a leitura do código durante sua atualização.
Parity bit : Bit de paridade – Um bit derivado e gerado com os bits na palavra ou subpalavra do código de tempo para facilitar a deteção e correção de erros.
Subword : Subpalavra – Uma subdivisão da palavra do código de tempo contendo somente um tipo de unidade de tempo tal como dias, milisegundos ou microsegundos.
Time-code word : Palavra do código de tempo – Um conjunto específico de símbolos de código de tempo que identificam um tempo específico. Uma palavra de código de tempo pode ser subdividida em sub palavras. |